domingo, 11 de julho de 2021

Onde fica?

Painel em azulejos, foto: Hilda Torres, 10 de julho de 2021

4 comentários:

  1. ESTA É FÁCIL.
    O PAINEL DA PAN AM
    Em 1963 foi instalado junto da estrada N335 na freguesia de Oliveirinha, Aveiro, um belíssimo painel publicitário promovendo a companhia americana Pan American. Pintado à mão e produzido pela fábrica de cerâmica Aleluia, o painel tem seis metros de largura por três de altura, o que o torna bem visível a automobilistas e simples transeuntes.
    Naturalmente, ao fim de décadas de exposição aos elementos, esta verdadeira Obra de Arte foi perdendo fulgor e qualidade, quer por desaparecimento de azulejos quer por degradação das cores. Recentemente a população local, num gesto altamente louvável, promoveu uma restauro limitado recorrendo a uma espécie de "crowd funding", já que a Direcção Geral do Património Cultural não parece para aí virada.
    Existe um outro painel situado perto da Batalha - não tão interessante como este, em minha opinião - que está em vias de ser classificado pela DGPC o que, pelo menos, impedirá a sua destruição, mas não tenho a certeza que o Boeing 707 de Oliveirinha esteja protegido desse destino trágico.
    No início da década de 60 um painel semelhante esteve instalado na chamada Rotunda do Relógio, junto ao Aeroporto de Lisboa, mas acabou por ser removido desconhecendo-se o seu paradeiro. Se ainda existe e não sabem o que lhe fazer, podem mandar para minha casa que eu aceito.
    Para terminar, falta apenas dizer que a Pan American deixou de existir em 1991. Foi a maior companhia de aviação do mundo e ocupa um lugar de grande destaque na História da Aviação Comercial. Bem merecia um monumento (sim, é disso que estou a falar) em Portugal, país que serviu orgulhosamente desde 1939, altura em que os saudosos hidroaviões "Clipper" Boeing 314 começaram a ligar Nova Iorque a Lisboa com escala na Horta, a primeira linha transatlântica digna desse nome.
    FONTE:
    https://www.facebook.com/cptguedes

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-