quinta-feira, 8 de julho de 2021

[Viagens & Destinos] Vila Viçosa

Vila Viçosa é uma vila portuguesa no distrito de Évora, na região do Alentejo e na sub-região do Alentejo Central, com 5 023 habitantes (2012)

Em Vila Viçosa mantiveram os duques de Bragança, durante vários séculos, até à Proclamação da República, as suas propriedades e o magnífico Paço Ducal de Vila Viçosa.

Foto: Divulgação

É em Vila Viçosa que se encontra o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição, com a imagem original que recebeu a coroa de Portugal pelas mãos do rei D. João IV passando daí em diante a ser a padroeira e rainha de Portugal.

Vila Viçosa foi ocupada sucessivamente pelos romanos e muçulmanos. É conquistada para o reino de Portugal em 1217, durante o reinado de D. Afonso II. Em 1270 recebe foral de D. Afonso III, vendo o seu nome mudado de Vale Viçoso para Vila Viçosa. O foral é bastante idêntico ao de Monsaraz, Estremoz e Santarém, atribuindo grandes regalias a Vila Viçosa. No século XIV, D. Dinis manda erigir o Castelo de Vila Viçosa.

Na Crise de 1383-1385, o comendador-mor da Ordem de Avis, Vasco Porcalho, traiu e, tomando o partido de Castela, apossou-se de Vila Viçosa com duzentos e cinquenta homens seus e duzentos castelhanos, o que obrigou a população a fugir para Borba.

Um ano e alguns meses depois, na debandada geral que se seguiu à Batalha de Aljubarrota, Vasco Porcalho e a sua hoste abandonaram quer a vila quer o castelo.

Em 1461 Vila Viçosa passou a fazer parte do Ducado de Bragança. Em 1500, Jaime I, Duque de Bragança, foi convidado a regressar à corte pelo rei D. Manuel I, sendo-lhe restituídos os títulos e as terras do ducado. Em 1502 com o início da construção do Paço Ducal de Vila Viçosa, Vila Viçosa tornou-se a sede do Ducado de Bragança. Em 1512, Vila Viçosa recebe o foral de D. Manuel I.

Durante o domínio filipino, Vila Viçosa, era sede da maior corte ducal da Península Ibérica. Em 1640, um grupo de conspiradores convenceu o então João II, Duque de Bragança, a aceitar o trono de Portugal, tornando-se a 1 de dezembro de 1640, D. João IV (1640-1656) dando início à Dinastia de Bragança.

A partir desta data, Vila Viçosa, perdeu fulgor e tornou-se na residência real de férias. Em 1646, João IV de Portugal ofereceu a coroa de Portugal a Nossa Senhora da Conceição como agradecimento pela boa campanha da Guerra da Restauração, tornando-se Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal. A partir desta data, mais nenhum Rei de Portugal usou a coroa na cabeça.

Em 1755, Vila Viçosa foi fortemente abalada pelo Terramoto de 1755. No início do século XIX, Vila Viçosa foi saqueada durante as Invasões Francesas.

Com a Proclamação da República a 5 de outubro de 1910, Vila Viçosa caiu em decadência, devido ao objetivo dos republicanos em apagar todos os vestígios da monarquia. Contudo, na década de 1930, com a exploração dos mármores (Mármore de Estremoz) e abertura do Paço Ducal de Vila Viçosa para turismo, Vila Viçosa começou a modificar-se até aos dias de hoje.

Atualmente, como acontece com muitas cidades alentejanas, sua população encontra-se em diminuição, cujo principal fator responsável é a emigração para outras regiões de Portugal ou mesmo do estrangeiro.

Texto: Wikipédia; Fotos: JP

🌟🌟🌟🌟🌟

Anteriores: 

Um comentário:

  1. Repare na data: "é conquistada para o reino de Portugal em 1217", quase trezentos anos antes da 'descoberta' do Brasil.
    É isso, o país é minúsculo, hoje governado pela esquerda e extrema-esquerda, que não respeita o passado do país.
    Eu respeito e muito! Não só o passado, mas também as milhões de 'gentes' que morreram por Portugal e pelo cristianismo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-