sexta-feira, 18 de março de 2022

[Daqui e Dali] Como está ou como passa?

Humberto Pinho da Silva

É normal, ao encontrar amigo ou simples conhecido, perguntar: “Como estás?, e o nosso interlocutor, por cortesia, responde em regra, deste jeito: “Estou bem” ou “Estou bem, graças a Deus”, se for crente.

Será esse modo de dizer, correto? Ou será apenas formalismo, quando automaticamente, respondemos: “Tudo bem…” muitas vezes mentindo ou omitindo achaques e problemas que nos transtornam a saúde.

Heitor Pinto recorda-nos na sua obra: "Imagens da Vida Cristã”, o erro que se cai quando perguntamos, num encontro: “Como estás?”

Porque, explica o nosso clássico, “(…) Tudo vai com esporas nos pés, pois tudo tão depressa passa, e nada está, segue-se que nós não estamos, mas passamos e corremos, de contínuo esta posta até à morte. (…) Donde se conclui que não usam de boa linguagem os que perguntam: como estais? Nem os que respondem: estou bem ou estou mal. Tão má a resposta, como a pergunta. Os que têm mais altos os espíritos e falam mais propriamente, perguntando, dizem: como passais? E respondendo dizem: Passo desta maneira ou desta.”

Realmente a vida corre tão velozmente, que nem damos conta de o tempo passar: a criança, sem dar por isso, já é adolescente e adulto; e o adulto vai envelhecendo, sem sentir.

São Gregório, um dia, numa pregação, aludiu a essas mutações da vida, dizendo que a vida não passa senão de morte prolongada.  Todavia, consideramos morte, ao termo da vida.

Daqui se concluir que a morte inicia-se logo no próprio dia do nascimento. Morre-se todos os dias.

Título e Texto: Humberto Pinho da Silva, março 2022 

Anteriores: 
Silvério está com a neura 
Dois exemplos de lares desfeitos 
Onde está Deus, que não nos acode? 
O sabichão… 
O gestor prudente 
Ter nome é o que interessa 
Resvalando para o abismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-