quarta-feira, 14 de abril de 2021

Estudo da UFRGS garante que o isolamento social é ineficaz

Artigo foi publicado na revista científica Scientific Reports

Cristyan Costa

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) asseguram que o isolamento social é ineficaz contra o coronavírus. Em estudo publicado na revista científica Scientific Reports no mês passado, cientistas analisaram a relação entre o confinamento e o número de mortes por covid-19. Obtidas através do índice de mobilidade do Google, as estatísticas foram coletadas de fevereiro a agosto de 2020. A pesquisa abrangeu 87 locais diferentes: 51 países, 26 Estados — mais o Distrito Federal — e seis capitais no Brasil (Manaus, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), além de três grandes cidades de outros países (Tóquio, Berlim e Nova Iorque).

A associação entre o “fique em casa” e a redução de óbitos nas áreas estudadas não foi significativa para mais de 98% delas. E em apenas 63 (1,6%) amostras do total de 3.741 combinações foi encontrada uma diferença significativa.

Depois da publicação do artigo, pesquisadores que refizeram os cálculos enviaram comentários para a Scientific Reports, que aguarda a tréplica dos autores. O levantamento da UFRGS concorda com similares.

Em junho do ano passado, o banco J. P. Morgan publicou uma análise mostrando que o lockdown não tem efeito no enfrentamento da epidemia: “O patógeno tem sua própria dinâmica, não relacionada às medidas muitas vezes inconsistentes de lockdown.”

A derrota do confinamento

Publicado pela revista britânica The Lancet em julho de 2020, um estudo revelou que, em uma comparação entre 50 países, a covid-19 foi mais mortal em lugares com população mais velha e com maior taxa de obesidade, mas não se observou redução de mortalidade em países que fecharam suas fronteiras ou aplicaram o “bloqueio completo”. Na Universidade de Edimburgo, na Escócia, um pesquisador concluiu que as infecções na Grã-Bretanha já estavam diminuindo antes que o lockdown começasse no fim de março.

Uma análise realizada pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe descobriu que as infecções na Alemanha estavam se reduzindo na maior parte do país antes do início das medidas de confinamento. Também foi provado que o toque de recolher imposto na Baviera e em outros Estados não surtiu efeito.

Nos Estados Unidos, menos de 1% da população vive em lares de idosos, mas, em janeiro de 2021, essa pequena fração foi responsável por 36% das mortes por covid-19 no país. Até mesmo quem estava “protegido” entre muros não escapou do contágio.

Título, Imagem e Texto: Cristyan Costa, revista Oeste, 14-4-2021, 11h10

Relacionados: 
“Lockdown e toque de recolher são inconstitucionais, afirma desembargador” 
Bolsonaro consegue antecipação de doses da Pfizer 
Niterói monta barreiras sanitárias para conter covid-19 
Bolsonaro: ‘Quem fechou o comércio não fui eu, não sou ditador’ 
A demonização do “tratamento precoce” contra a Covid-19 
CPI de mentirinha 
Domingo é marcado por protestos contra o lockdown e pela família 
Antologia da cara de pau 
A queima das liberdades 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-