quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

[Língua Portuguesa] Quilo ou Kilo?


Algumas palavras na Língua Portuguesa apresentam origem em outras línguas, principalmente no latim e no grego. Além disso, se referem a sistemas internacionalizados, onde o símbolo representativo pode causar certa confusão.

Este é o caso das palavras quilo kilo, muito utilizadas em nosso dia a dia. Você sabe de onde ela vem e como escrevê-la corretamente? Continue lendo este post para descobrir mais!

Quilo: significado

A forma correta de se escrever esta palavra é com “qu” no início: quilo. Isso acontece porque se refere à forma reduzida da palavra quilograma, que corresponde à unidade de medida de massa equivalente a mil gramas.

Quilograma é uma palavra de origem grega (khílioi), que significa mil. Assim, sua formação acontece por meio da composição por justaposição, onde dois termos se unem em uma só palavra. Desse modo, “quilo” (mil) mais “grama”, resulta em quilograma, significando “mil gramas”.

Exemplos do uso de “quilo”

Abaixo, alguns exemplos do uso de quilo:

·         Fui ao mercado e comprei um quilo de carne moída.

·         Meu cão está muito gordo! Ontem estava pesando dezenove quilos!

Abreviação de “quilos”

A abreviação é um recurso muito comum no português, principalmente quando nos referimos a unidades de medida. Segundo o Sistema Internacional e Unidades, a representação do quilograma é kg, justamente pela origem da palavra grega khílioi, com “k” no começo. Daí vem a grande confusão feita pelos falantes da Língua Portuguesa.

Essa abreviação é determinada pelo SIU e não pode e nem deve ser adaptada. Ou seja, quando for abreviado, quilograma se transforma em kg. Mas, por extenso, é fundamental que seja escrito com “qu” no início. Abaixo, alguns exemplos:

·         Comprei no mercado 1 kg de farinha;

·         Meu cão está pesando incríveis 19 kg!

Fonte: Stoodi

Colunas anteriores: 
Papai Noel ou Pai Natal? 
Estrato ou extrato 
Eternas dúvidas de concordância 
Latino-americano ou latinoamericano? 

Um comentário:

  1. Depende. Se fosse com o governo passado, o certo seria Aquilo a kilo. Com o atual, nem isso nem aquilo. Difícil o povinho, dentro em pouco, distinguir a kilo do quilo.
    Aparecido Raimundo de Souza
    Do sítio Shangrila um lugar perdido no meio do nada.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-