domingo, 19 de fevereiro de 2023

[As danações de Carina] Lugares pitorescos com nomenclaturas estranhas – Parte ‘Dois’

Carina Bratt

DANDO SEQUÊNCIA às minhas ‘Danações’ trazidas domingo passado (12-2), relacionadas aos ‘Lugares pitorescos com nomenclaturas estranhas’, apresento hoje, a segunda e última parte desses paraísos exóticos que, acreditem, valem a pena ser visitados. Relembrando, falei da ‘RACHA’, da ‘BOSTA’ e da ‘BUNDA’. Levando em consideração que Bunda nos remete à Bosta e vice-versa, devemos concluir que a Bunda sem um naco de Bosta ficaria destoada uma da outra, assim como ‘CHUPA’ não deve ter nenhuma graça, se não houver um ‘BOQUETE’ como excelente menu de entrada.

Esclarecidos tais pontos obscuros, voemos para Kosovo. Com ovos não, me perdoem, Kosovo. Kosovo é um país sem litoral, entranhado no centro dos Bálcãs. Faz fronteira com a Sérvia, ao norte e leste, Macedônia do Norte ao sudeste, Albânia ao sudoeste e Montenegro, ao oeste. Um país, em resumo, nos cafundós do cu do mundo. Existe um vilarejo perdido por lá, conhecido como ‘BICHA’. Apesar do nome, é coisa para macho nenhum que se presa, colocar defeito, por menor que seja. A gloriosa ‘BICHA’ ficou famosa, tempos atrás, ou mais precisamente na década de noventa, em decorrência das famosas batalhas travadas entre os albaneses e os Sérvios nativos.

Deixando ‘BICHA’ de lado, mudemos a nossa rota dando uma rápida passada por ‘BOQUETE’. ‘BOQUETE’ é um distrito perdido no Panamá.  Fica localizada na região mais ocidental da Província de Chiriqui, cerca de sessenta quilômetros da fronteira com a Costa Rica. É conhecida por seus morangos vermelhinhos, adocicados e, claro, saborosos. Por essas bandas, os turistas podem se divertir fazendo trilhas, ou se deleitando no estonteante ‘Volcan Baru National Park’. Aliás, o Volcan Baru (Vulcão Baru) é o ponto mais alto dessa localidade, ou seja, o Baru está numa elevação com mais de 3.475 metros acima do nível do mar.

Em ‘BOQUETE’ se por acaso as minhas amigas levarem à tira colo as suas caras metades, com toda certeza ambos ficarão sem fôlego. Vale a pena conferir. ‘BOQUETE’ largado na poeira, que tal uma parada básica para um relaxamento em ‘CHUPA?’.  ‘CHUPA’ é uma localidade urbana no distrito de Loukhsky pertencente a república da Carélia, na Rússia. Está sediada, essa belezura, na costa do Mar Branco, exatos 629 quilômetros ao norte de Petrozavodsk, considerada hoje, a capital mais importante com relação ao turismo. O maior divertimento para quem 'CHUPA', mil desculpas, para quem vai à ‘CHUPA’, sem sombra de dúvidas, os inesquecíveis bonecos de neve.

Quando não se está brincando com eles, a outra alternativa é o gelo. Fico imaginando, com meus loucos botões, se a hospitaleira ‘CHUPA’ ficasse no Perú. Imagine um namorado engraçadinho! Finalizando nossa viagem à lugares com nomes estranhos, nada melhor que uma corrida até a Itália, na cidade onde nasceu o famoso compositor Giuseppe Verdi. Esse cidadão, deu vida e forma à ‘Ottelo’, ‘La Traviata’ e ‘Rigoletto’, entre outras pérolas da musicalidade italiana. Na verdade, apenas como registro, Verdi veio ao mundo na pastoril Roncolle, hoje Roncolle Verdi, ducano de Parma, próximo de ‘Busseto’.

Por assim, concluindo minhas ‘Danações’, se um dia minhas amigas e leitoras da grandiosa ‘Família Cão que Fuma’ tiverem o prazer e o privilégio de aterrissarem em ‘Busseto’, não deixem de experimentar os famosos vinhos locais e a esplendorosa e radiante culinária nota mil, longe dos cardápios sem pé nem cabeça, dos esquisitos, maçantes e repetitivos programas de Ana Maria Braga, Edu Guedes ou até mesmo do inoxidável Felipe Bronze. Com certeza, ao deixar ‘Busseto’, todas vocês ficarão, como eu fiquei, com água nos calcanhares.

Título e Texto: Carina Bratt, de Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro. 19-2-2023

Anteriores: 
Lugares pitorescos com nomenclaturas estranhas – Parte ‘Um’ 
Duas fases distintas da tal Felicidade 

Um comentário:

  1. BUSSETO TERRA ONDE NASCEU GIUSEPPE VERDI, DEVE SER UM LUGAR ESPLÊNDIDO PARA UM DOS MAIORES ARTISTAS DE SEU TEMPO.
    Algumas de suas obras:
    La traviata
    Aida
    Requiem
    Nabucco
    Rigoletto
    Il trovatore
    Va, pensiero
    Macbeth
    Don Carlos
    Falstaff
    Otello
    La forza del destino
    Un ballo in maschera
    Les vêpres siciliennes
    La donna è mobile
    Ernani
    I vespri siciliani
    Libiamo ne' lieti calici
    Le Trouvère
    Simon Boccanegra
    Luisa Miller
    Attila
    Anvil Chorus
    Oberto, Conte di San Bonifacio
    Inno delle nazioni
    Il corsaro
    la vergine degli angeli
    Stiffelio
    Caro nome che il mio cor
    I Lombardi alla prima crociata
    Di quella pira
    Un giorno di regno
    La battaglia di Legnano
    Giovanna d'Arco
    Nabucco: Overture
    Jérusalem
    I due Foscari
    La forza del destino: Sinfonia
    String Quartet
    Je chante avec toi Liberté
    Aroldo
    Stride la vampa
    Bella figlia dell'amore
    I masnadieri
    Suona la tromba
    Alzira
    Como gosto de óperas e operetas o lugar não deve ser cultural, jamais infame.
    Aliás prefiro BUSSETO DO QUE A BUSSETA IGNORANTE DOS ARTISTAS BRASILEIROS.
    Em tempo é apenas um momento cultural, sem crítica ao texto, foi apenas um lapso de tempo que eu tive na Itália ao visitar o Giuseppe Verdi Theatre.
    Ele adorava Johann Peter Fritz foi um dos fabricantes de pianos mais ilustres de Viena seu instrumento musical favorito.
    Fui...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-