sábado, 17 de abril de 2021

O lockdown da elite

Os governadores e prefeitos, como sempre, não levam em conta que a maioria da população brasileira é pobre. Por que iriam perceber agora, se nunca perceberam?

J. R. Guzzo


A política escolhida um ano atrás pelas “autoridades locais” para tratar da covid, caso se possa chamar de “política” o aglomerado de decisões tomadas ao acaso, no pânico e com uma burrice difícil de encontrar mesmo no secular histórico de incompetência do poder público no Brasil, é um hino à elite deste país. Talvez nada resuma de modo tão perfeito essa opção de enfrentar uma epidemia mortal pensando o tempo todo na porção mais rica, mais privilegiada e mais protegida da sociedade brasileira do que a oração suprema da “gestão” da covid: “Fique em casa”. 

É o Padre-Nosso e a Ave-Maria do “distanciamento social”, a única ideia que passou até agora pela cabeça dos que foram encarregados pelo STF de combater a covid — e que conseguiram, até agora, somar mais de 350 mil mortos (170 mil apenas neste ano), destruir a economia brasileira e arruinar milhões de vidas.

“Fique em casa”? Como alguém que precisa trabalhar todos os dias para sustentar a si ou à sua família pode “ficar em casa”? É um dos grandes clássicos de todos os tempos em matéria de atitude elitista diante da vida: “Vamos adotar a regra que seja melhor para nós; fora do nosso mundinho não existe nada, nem ninguém, que possa interessar.” É a convicção religiosa, arrogante e autoritária de quem se dá ao direito de decidir sobre a vida social no Brasil de hoje — com o apoio quase integral da mídia, das classes intelectuais e de tudo o que descreve a si próprio como “campo progressista”. 

Mas as pessoas que não pertencem à elite, essa elite que já está com a vida ganha, simplesmente não podem ficar em casa: não podem, ponto-final. São obrigadas a utilizar diariamente o transporte público; só em São Paulo, e só no sistema de metrô e de trens metropolitanos, são cerca de 8 milhões de passageiros por dia. Precisam abrir seus negócios para sobreviver, para pagar aos funcionários e para pagar as verbas rescisórias quando são obrigados a demitir esses funcionários. Precisam, em resumo, ir ao trabalho — inclusive para fornecer à minoria que tem o privilégio de fazer “distanciamento social” a alimentação, os remédios, os serviços de água encanada, luz elétrica e gás de cozinha, o delivery e tudo o mais que a elite confinada precisa e deseja 24 horas por dia.

Desde o primeiro decreto que os governadores e prefeitos, mais os seus secretários, médicos-burocratas e gerentes de marketing, baixaram na sua tentativa de “gerir” a covid, tudo foi feito para a minoria que forma a elite. Você sabe muito bem quem são eles — os ricos em geral e a classe média alta das cidades, em primeiro lugar. A maioria dos doze milhões de funcionários públicos. (Os policiais, enfermeiros ou agentes da alfândega, por exemplo, continuam pegando no pesado todos os dias; para eles, e muitos outros, não há os luxos do home office.). Executivos de multinacionais, de bancos e de grandes empresas. Professores públicos e particulares. Cem por cento dos intelectuais, políticos e magistrados. Em suma: todos os que não precisam comparecer diariamente ao local de trabalho para ganhar salário ou prover a própria renda. É neles, e só neles, que as “autoridades locais” pensam dia e noite; são eles o público-alvo, e único, das entrevistas coletivas quase diárias que os governadores, os prefeitos e os seus “cientistas” dão em seu cenário de máscaras fashion e adereços variados de propaganda — tudo pago com o dinheiro da maioria, por sinal. (Só o governador João Doria, até agora, deu 200 entrevistas sobre o assunto; São Paulo, com 85 mil mortes, é o maior cemitério da covid em todo o Brasil, até porque é o Estado mais populoso.)

Para a elite que vai de luva ao supermercado e está preocupada em pegar covid no botão do elevador, as “autoridades locais” garantem que estão cortando o transporte público, para ver se forçam a pobrada a viajar menos; em São Paulo, já conseguiram eliminar 40% da frota de ônibus. 

Asseguram que a polícia está em cima da lojinha de bairro que pode, quem sabe, carregar o vírus até as coberturas. Os fiscais também estão ligadíssimos a tudo — aliás, esta é uma época de ouro para os fiscais, e para os chefes dos fiscais. Mandam prender, algemar e agredir quem vai à praia; querem reprimir o ar livre. Vendedor ambulante, que não tem onde cair morto? Nem pensar. Cogitam em cortar a venda de carvão para impedir o churrascão na laje — e, com isso, evitar que o vírus viaje até os bairros bons. 

Proíbem a venda de vassouras, panos de prato e raladores de queijo nos supermercados, e dizem que assim haverá menos gente disputando espaço nos corredores com a turma do “trabalho a distância”. Vetam a entrada do povo nas cidades: para eles, só quem tem casa de praia e de campo precisa ir do ponto “A” ao ponto “B” e, neste período em que a elite consciente, a favor da vida e socialmente responsável está evitando “deslocar-se” (ou permanece trancada nos lugares para os quais se mudou), o povão não tem nada de ficar andando de um lugar para o outro. 

As escolas têm de continuar fechadas para proteger a saúde dos professores e funcionários. E por aí vamos, até o infinito.

O estado da arte em matéria de incompreensão sobre como vive o Brasil real é a obsessão dos governadores, dos prefeitos e de seus comissários pelo “trabalho remoto”. Todas as vezes em que falam da epidemia, insistem na necessidade de valorizar o “escritório virtual” e de trabalhar “em casa”; não conseguem mudar de ideia nem de assunto.

Não lhes ocorreu até agora, com um ano e tanto de covid, que a imensa maioria da população brasileira simplesmente não pode fazer home office — tem de guiar ônibus, pendurar-se no poste de luz, carregar batata para o mercado, atracar navios no cais do porto e um milhão de outras coisas. Ou se faz isso, ou o país morre. Não entendem, de jeito nenhum, que o Brasil não é a Holanda; não admitem que é impossível fazer aqui exatamente o que se faz lá.

Nas periferias, não há entrevista com “cientista” nem editoriais contra o “genocídio”

É extraordinário que o comissário-chefe da covid em São Paulo tenha dito, na frente de todo mundo, que não estava “satisfeito” com a conduta dos cidadãos em matéria de transporte público — disse, com todas as letras, que há gente “demais” no metrô. Estão de tal forma fanatizados pelo “distanciamento social” que nem percebem mais quanto o seu discurso está ficando elitista, irreal ou apenas estúpido quando falam na epidemia. Tanto não percebem que deram, ultimamente, para jogar em cima da população a culpa por ficar doente. As pessoas não deveriam se aglomerar. Teriam de ficar mais “em casa”. Deveriam usar duas máscaras ao mesmo tempo, uma em cima da outra.

Após mais de 350 mil mortos e com taxas de infecção cada vez mais altas, as “autoridades locais” continuam convencidas, desesperadamente, de que o confinamento radical e o “fecha tudo” são as respostas mais corretas para a covid; quanto mais os seus métodos dão errado, mais elas insistem em continuar repetindo o que fazem. Como pode dar certo, se aplicam métodos iguais na esperança de obter resultados diferentes? 

O ciclo é aquilo que os norte-americanos chamam de no win situation. Fecham cada vez mais. Morre cada vez mais gente. Fecham mais ainda. É, também, a melhor tradição da elite brasileira — a mesma que faz o país combater a seca com um Departamento Nacional de Obras contra a Seca, ou tratar o desastre mortal da educação pública dando cada vez mais dinheiro às universidades. É muito simples: veja, em todas as soluções preferidas pelos governos, quem ganha e quem perde. Só ganham os ricos, os aproveitadores do atraso e os ladrões de dinheiro público. A “gestão” da covid não é nem um pouco diferente.

O “distanciamento social” em São Paulo, para ficar na calamidade número 1 da epidemia no Brasil, só dá certo nos Jardins, em Higienópolis e no Itaim. Funciona também no Morumbi, é verdade, mas atenção — só na parte boa do Morumbi. A 100 metros das casas e dos apartamentos da classe média alta (e dali para cima), entre os 100 mil cidadãos que se aglomeram na favela de Paraisópolis — uma das concentrações demográficas mais altas do Brasil — o pau canta. Ali não há governo. Não há entrevista com “cientista” nem editoriais contra o “genocídio”. O “distanciamento social”, tão precioso na hamburgueria da Faria Lima, é equivalente a três vezes zero. É assim ali e é assim nas quebradas da São Paulo real, onde vivem 70% dos 12 milhões de habitantes do município e onde os sermões sanitários, morais e cívicos do comissariado de vigilância da quarentena não querem dizer nada. 

A título de ilustração, sugere-se uma visita ao Rodoanel, um favelaço contínuo e a olho nu que se estende, quase sem interrupção, por mais de 130 quilômetros nos dois sentidos da estrada — através de 16 municípios da área metropolitana, nos três trechos que foram construídos até agora. É lá que está a São Paulo de verdade — não a São Paulo de Doria, dos seus gerentes de covid e dos seus especialistas em comunicação social.

Os governadores e prefeitos, como sempre, não levam em conta ao baixarem as suas ordens que a maioria absoluta da população brasileira é pobre. Por que iriam perceber agora, se nunca perceberam? Receberam todo tipo de poder possível para combater a epidemia — inclusive o direito de expropriar imóveis, o de suprimir as liberdades de reunião, de ir e vir e de comércio, o direito de fechar igrejas e o de fazer compras sem licitação. Não foram incomodados, nem por um minuto, pela mídia ou pelo Ministério Público nos escândalos de corrupção que pipocam sem parar desde que receberam do STF a autonomia completa no trato da covid, sem nenhuma interferência do governo federal. Há mais de um ano, aliás, esse governo só serve para liberar verbas — que podem ser gastas sem prestação de contas pelas “autoridades locais”. Por que elas iriam querer outra vida?

É justamente nisso, por sinal — comando total, responsabilidade zero —, que está uma das marcas mais agressivas do elitismo radical que torna a vida pública no Brasil a calamidade que ela é. Plenos poderes para os governos estaduais e municipais quer dizer, na prática, plenos poderes para a elite. O que existe de mais elitista no Brasil do que uma “autoridade local”? 

Pense dois minutos no governador Doria, naquele outro que escolhe o que a população pode comprar no supermercado, ou nos senhores de engenho que governam os Estados do Nordeste. Mais elite que isso? Ou, fazendo outra pergunta: quanto, exatamente, você confia nessa gente? Acha, mesmo, que eles têm competência para tomar decisões que podem arrasar com a sua vida?

O fato, impossível de ser negado em qualquer sistema lógico de pensamento, é que a covid foi a primeira ameaça real, direta e imediata que a elite brasileira viveu em seus 520 anos de história. Saúde pública, até então, era problema do povão, só dele — portanto, que se danem o problema e o povão, como ficou provado pelo estado lamentável apresentado no início da pandemia pelos hospitais que se destinam a atender 90% da população do Brasil. Saúde pública? O que a elite protegida por planos médicos privados tem a ver com isso? E, se a elite nunca deu a mínima para a questão, por que raios algum governo, local, nacional ou universal, haveria de dar? O resultado é que, ao tornar-se um problema para os ricos e para a classe média, a covid passou a ser tratada como prioridade sacrossanta — e com soluções voltadas unicamente para o interesse das elites. Os demais que se arranjem — e os que não conseguem se arranjar, na cabeça dos “gestores” da epidemia, podem ir para o diabo que os carregue. É o Brasil da covid. É o Brasil de sempre.

Título e Texto: J. R. Guzzo, revista Oeste, nº 56, 16-4-2021

Relacionados: 
[Foco no fosso] SUBJUGAÇÃO – parte 7 – falências controladas 
[Aparecido rasga o verbo] CPI – Com abelhas ou sem, um ‘Mel’ necessário 
STF se comporta como uma ditadura de terceiro mundo 
Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes estão cada vez mais iguais 
Ministério já distribuiu mais de 50 milhões de vacinas contra covid-19 
"É verdade esse bilete!" 
Estudo da UFRGS garante que o isolamento social é ineficaz 
Niterói monta barreiras sanitárias para conter covid-19 
Bolsonaro: ‘Quem fechou o comércio não fui eu, não sou ditador’ 
A demonização do “tratamento precoce” contra a Covid-19 
Prefeito de Aparecida afirma que não recebeu ajuda do governo de SP 
Domingo é marcado por protestos contra o lockdown e pela família 

Antologia da cara de pau
Sem home e sem office 

7 comentários:

  1. Excelente texto de J.R. Guzzo caro amigo e irmão em Jesus Cristo Jim Pereira. Retrata a imbecilidade de certas autoridades brasileiras ( Governadores e prefeitos e o tal de STF ) para enfrentar o Coronavirus. Eles e elas só pensam em si mesmo e nas classes mais favorecidas. O povão que se vire nesta terrível pandemia que já dura há mais de 1 ano. Esta Raça de víboras, metidas a entender sobre esta pandemia, deve ser responsabilizada pelo número de mortos que o Brasil vem passando por causa desta praga chinesa comunista imposta goela abaixo do Mundo inteiro. Abraços fraternos grande amigo. Parabéns por postar este excelente texto de J.R.Guzzo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paulo!
      Também achei excepcional (e definitivo). Daí ter enviado para a minha lista de endereços.
      Abraço saudoso./-

      Excluir
  2. . . . AO QUE PARECE, ESSA LAIA DE g e n t e NUNCA TRABALHOU NA INICIATIVA PRIVADA. . . OU POR SEMPRE m a m a r e m NAS TETAS DO GOVERNO (MUNICIPAL - ESTADUAL - FEDERAL) OU POR NASCEREM EM BERÇO DE OURO . . .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na verdade verdadeira, essa laia nunca TRABALHOU. E despreza os TRABALHADORES porque cheiram a suor, gostam (gostavam) de escutar Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano, Cláudia Barroso, Milionáro e Zé Rico, Odair José...

      Excluir
  3. Eu ainda acho que os jornalistas e a OAB podem lutar via redes sociais. Nós só podemos compartilhar aos milhares. Aqui em Porto Alegre tenho muito receio em sair, não sou de ficar calado em arresto de policiais fazendo torturas psicológicas.
    Como já escrevi em outros tópicos não acredito de maneira nenhuma me gráficos, cartas com porcentagens de órgão nenhum.
    fui ficar em casa.

    ResponderExcluir
  4. O texto do Guzzo é praticamente perfeito, discordo um pouco quanto a eleição da elite generalizada como a grande beneficiada pela as autoridades sacramentadas pelo antro "esstefiano". Os vossas excremências da dita corte constitucional estão sim rasgando diuturnamente a Constituição com suas decisões "monocráticas e policráticas", a Constituição é um grande rolo de papel higiênico para esses pseudo-juristas de toga negra...
    Quando se fala em elite, deveriam subjetivar como elite política e jurídica, não acredito que a elite social está tão satisfeita com as arbitragens dos governadores e prefeitos, a maioria ignorante em tudo mas principalmente em Saúde e Medicina. Tiraram provavelmente esta "ideia" dos alfarrábios medievais no período da peste negra (ou bubônica). Os atuais ratos desta pandemia são, principalmente, aqueles ditos progressistas que usam a palavra democracia somente como figura de retórica tendo em vista a liberdade que sempre existiu nos governos totalitários comunistas. E aqui, o Ínfimo Tribunal Federal, composto praticamente de 9 super ladinos socialistas marxistas, só tentam derrubar o Presidente da República que sempre foi quase que voz solitário, em seu tempo de parlamentar, contra esta camarilha de esquerda. (camarilha = aprendi o uso deste substantivo no tempo áureo da Radio Pequim nos anos 60).

    ResponderExcluir
  5. Nessa minha luta contra o PT, PSDB, PMDB e nanicos, perdi.
    Desde 1988 perdendo, achando que em 2019 iria ganhar.
    Triste descobrir que a música VOU FESTEJAR DE BETH CARVALHO ainda é cantada por nossos algozes.
    Muitos textos lindos mas apenas textos para abrilhantar apenas nossos egos.
    Continuo a afirma que democracia e liberdade são termos subjetivos.
    O que realmente falta, creio que no mundo todo é a tal de ISONOMIA.


    A culpa é de uma constituição mal feita, má e que faz muito mal.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-